SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

A SBP manifesta seu pesar pelo falecimento da professora Sylvia Leser de Mello

A SBP manifesta seu pesar pelo falecimento da professora Sylvia Leser de Mello, docente do Departamento de Psicologia Social (PST) do Instituto de Psicologia da USP, em 3 de janeiro de 2021. 

Sylvia LeserSylvia Leser de Mello deixou uma sólida e original contribuição para o desenvolvimento da psicologia científica em nosso meio, por suas próprias pesquisas e pela formação de um grande número de pesquisadores.

 

A Profa. Sylvia fez sua trajetória acadêmica essencialmente na Universidade de São Paulo: graduou-se em filosofia na Faculdade de Ciências e Letras da USP, em 1961, concluiu seu doutorado em 1972 e a livre-docência em 1985. Iniciou suas atividades como professora em 1961 e vinha atuando ainda no IPUSP como colaboradora sênior. Entre suas linhas de estudo, estão: Interação Social, O Homem no Trabalho e Economia Solidária. 

Com contribuições fundamentais à Psicologia Social, a docente foi fundadora do LEFAM – Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade, em 1993; criadora da ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, em 1998; e a fundadora do NESOL – Núcleo de Economia Solidária da USP. Além de artigos científicos, publicou e organizou 12 livros, além de ter colaborado em muitos outros. Destaque-se também o empenho na área administrativa: foi chefe do PST nos anos 2000, e diretora do IPUSP entre 1990 e 1994.

A SBP externa sua solidariedade e pêsames aos seus alunos, colegas e familiares.

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: