SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Estimulação da atenção para crianças e adolescentes

Autores/Organizadores:  Priscila Lima Cerqueira Ferreira Sertori, Antonio de Pádua Serafim, Cristiana Castanho de Almeida Rocca.

Editora: Malole

Número de páginas: 272estimulação

 

Treino da atenção para crianças e adolescentes é tema de novo livro da série de Psicologia e Neurociências da Manole

 

Voltado a psicoterapeutas, psicólogos e educadores, Estimulação da atenção de crianças e adolescentes traz sugestões de treinos cognitivos, que visam melhorar a concentração desse público para atividades rotineiras.

Em um universo com tantos estímulos efêmeros, manter a concentração de crianças e adolescentes não é tarefa fácil. O novo livro da Editora Manole, Estimulação da atenção de crianças e adolescentes, compõe a nova série Psicologia e Neurociências da Manole e tem o propósito de ser um instrumento para que psicoterapeutas, psicólogos e educadores, entre outros, possam auxiliar pacientes e alunos a exercitarem a concentração. A obra é assinada pelos doutores do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) Priscila Lima Cerqueira Ferreira Sertori, Antonio de Pádua Serafim e Cristiana Castanho de Almeida Rocca.

O livro traz 12 sugestões de sessões de treino cognitivo e de psicoeducação, com orientações e ensino de estratégias compensatórias e interventivas, focando nos aspectos cognitivo, socioemocional e comportamental. As atividades – que podem ser realizadas em grupo – são pautadas na prática clínica de equipe multidisciplinar, o que permite guiar os pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente, facilitando a rotina e os processos de aprendizagem.

 

Sobre os autores:

PRISCILA LIMA CERQUEIRA FERREIRA SERTORI é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração do HCFMUSP e em Cuidados Paliativos pela UniSant’anna. Trabalha na Fundação Anne Sullivan, em São Caetano do Sul, SP, destinada a atendimento psicológico a crianças e adolescentes com deficiências (surdocegueira, surdez, transtorno do espectro do autismo, paralisia cerebral e outras síndromes). É colaboradora no IPq-HCFMUSP, onde realiza Grupo de Estimulação da Atenção aos pacientes do Hospital Dia Infantil e atende em consultório particular para avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva de crianças, adultos e idosos.

ANTONIO DE PÁDUA SERAFIM é diretor técnico de Saúde do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e professor do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

CRISTIANA CASTANHO DE ALMEIDA ROCCA é psicóloga supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). É mestre e doutora em Ciências pela FMUSP, professora colaboradora na FMUSP e professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP.

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: